Crème Caramel

Essa é a versão original do nosso famoso Pudim. Só que essa do all-france, além de original, é light. Pra você poder cair de colher e não se preocupar em engordar!

Pronto? Então vamos ao que interessa.

Cobertura:

1 colher de chá de essência de baunilha

1 xícara de xylitol

1 xícara de açúcar de coco

255 ml de creme de leite

Pudim:

1/2 xícara de xylitol

5 ovos

255 ml de creme de leite

1 colher de sopa de essência de baunilha

Preparo

Esse crème caramel é super simples de ser feito, só precisamos de um pouco mais de atenção na hora de preparar a cobertura. Então vamos iniciar pelo mais complicado que de complicado não tem nada.

Em uma panela de molho ou molheira, adicione o creme de leite e aqueça em fogo baixo, sempre mexendo durante uns 10 minutos, até que ele comece a mudar de cor e caramelizar. Isso que estamos fazendo é o famoso creme cozido que tem um sabor delicioso de nozes e castanhas e é a base de diversos pratos famosos da cozinha francesa, uma outra forma de se fazer isso é com o sous vide, deixando cozinhar por 16 horas à 80 graus célsius. Com essa técnica, o sabor fica mais limpo.

Mas pra que sous vide se tem panela e braço? Então vamos que vamos. Após chegar em uma coloração creme claro, adicione o açúcar de coco e o xylitol e continue mexendo. Por mais 8 minutos vá misturando tudo em fogo médio, até que a mistura comece a engrossar e a tomar uma consistência de caramelo.

Nossa calda está pronta, agora é fácil! Para o crème em si, em um liquidificador, bata os ovos com a baunilha e o creme de leite até que tudo fique bem homogêneo.

Pré aqueça seu forno a 180 graus célsius e aqueça 1 litro de água em uma chaleira. Numa travessa de vidro, vamos fazer o famosa bain marie ou banho maria para nós. Nos cocottes ou potinhos onde você deseja cozinhar o seu pudim, adicione uma colher de sopa cheia de cobertura ao fundo e complete com a mistura de ovos.

Para cozinhar, coloque os cocottes cheios em uma travessa e depois complete de a travessa de água até a metade da altura dos potinhos. Com cuidado leve ao forno por 1 hora a 180 graus.

Ao dar 1 hora desligue o forno e abra a porta, deixe esfriar antes de você esfriar para evitar acidentes com a água quente.

Uma vez que estiverem cozidos, leve a geladeira por no mínimo 4 horas, sendo o ideal 6 horas. Na hora de comer desenforme em um prato, e decore com frutas de baixo índice glicêmico. Se quiser coloque mais cobertura por cima. Uma delícia!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *